Como divulgar minha loja virtual?

Se você vende pela internet e quer lucrar bastante, deve se perguntar: como divulgar minha loja virtual? A resposta é simples: use as redes sociais! A internet é o melhor lugar para alcançar pessoas e convertê-las em novos clientes.

Antes de sair promovendo o seu e-commerce, no entanto, é preciso deixá-lo pronto para receber visitas. Já escolheu o nome? Tem um nicho de atuação? Montou a identidade visual? Definiu o layout? Se sim, você deve então definir onde e para quem divulgar.

Ao focar apenas no público-alvo da sua loja, você consegue direcionar tempo, dinheiro e esforços para quem realmente poderá te dar retorno. Por isso, estude e faça análises do perfil comum dos clientes.

Agora vamos te mostrar algumas dicas para divulgar sua loja tanto para conhecidos como para desconhecidos e conseguir mais vendas. Continue a leitura, você vai se surpreender com o poder da internet!

Por amigos e familiares

Seus amigos todos sabem que você tem uma loja virtual? E os seus parentes? É preciso deixar a vergonha de lado se quiser ser um bom vendedor e obter sucesso no seu negócio. Vender para pessoas próximas é bom por dois motivos: preço e repercussão. Veja porque:

É mais fácil e barato

Divulgar seu e-commerce para conhecidos é mais fácil e barato. Isso porque você pode usar tanto seus perfis pessoais na internet quanto os da loja. Aproveite os grupos de família e amigos no WhatsApp, só não exagere nas divulgações nesses ambientes. A sua taxa de aceitação é maior justamente pelo fato de essas pessoas já te conhecerem.

Mas não espere chegar em casa para colocar em prática estratégias de divulgação. Invista no marketing de boca em boca, fale pessoalmente sobre a loja, comente sobre produtos, avise-os sobre novidades e deixe o seu negócio em evidência.

É mais fácil de repercutir

As pessoas que se interessarem vão visitar o seu e-commerce e comprar seus produtos. Se realmente forem de qualidade e atenderem às demandas e expectativas, você ganha um divulgador duplo. Primeiro porque já te conhecem, segundo porque aprovam a sua loja.

A partir daí, tudo vira uma bola de neve no melhor sentido possível: mais pessoas vão divulgar para amigos, colegas e parentes próximos, que vão comprar e, se aprovarem, divulgar para mais pessoas.

WhatsApp

Se você quer saber como divulgar uma loja virtual mas não sabe como usar as redes sociais, fique tranquilo que vamos te ajudar. A primeira delas é o WhatsApp por ser uma das mais populares ferramentas de mensagens instantâneas. São 1,5 bilhão de usuários ativos, 120 milhões somente no Brasil.

Como divulgar minha loja virtual pelo WhatsApp?

Com mensagens que podem ser enviadas para pessoas e grupos com facilidade, você pode usar o “zap” para aumentar a visibilidade do seu negócio e vender mais! Prepare textos curtos e objetivos divulgando a loja em si ou algum produto específico.

Não se esqueça do link, pois é a partir dele que será possível entrar no site de forma simples. Então, se você tem o número salvo daquela pessoa que sabe que vai gostar, envie uma mensagem personalizada para mostrar que você pensa nos seus clientes!

Listas de transmissão

Faça uma lista de transmissão para enviar mensagens individuais para várias pessoas ao mesmo tempo. Coloque contatos que tenham a ver com o produto que você está vendendo. Como por exemplo, seus produtos são sobre roupas femininas. Nesse caso, você pode criar duas listas de transmissões diferentes, uma só para mulheres, divulgando seus produtos e uma lista para homens.

Você deve estar pensando, mas para homens? Sim, para tudo tem seu jeito!  Crie uma lista de transmissão oferecendo seus produtos como presentes para suas namoradas, mães, amigas, primas, tias. Use a criatividade, sempre pensando nos diferentes públicos-alvos!

Grupos

Criou sua lista de transmissão? Agora é hora de enviar mensagens nos grupos do WhatsApp. Sempre tem aquele grupo de família, amigos, faculdade, trabalho, não é mesmo? Veja-os como oportunidades.

É importante saber que o tipo de mensagem deve ser o mesmo, já que grupos geralmente reúnem pessoas de idades, estilos e gostos diferentes. Além disso, o texto também deve ser caprichado, já que poucas pessoas leem anúncios “tradicionais”.

Você também pode criar grupos voltados para ofertas especiais, convidando pessoas que já mostraram interesse na sua loja. Assim, você tem um ambiente totalmente focado em oportunidades de vendas com clientes em potencial. Só tenha atenção para não se confundir entre os diferentes grupos!

Alguns cuidados

O WhatsApp é a rede social mais usada no mundo e, por isso, você deve ter uma boa estratégia para investir na sua divulgação por meio dela. Ninguém gosta de ser incomodado por mensagens inadequadas ou invasivas.

Pense que é como ter que bater no portão de alguém para oferecer algum produto. Se for insistente demais sem ter uma relação mais próxima da pessoa, além de ter menos chance de vender, vai queimar a imagem da loja.

Outra oportunidade que você deve aproveitar são as datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e aniversários, para mandar mensagens para seus amigos e parentes mais próximos. Mande sugestões de produtos, novidades, promoções, deixando as pessoas por dentro da sua loja.

Facebook

Se o WhatsApp é a rede social na qual as pessoas passam mais tempo durante o dia, o Facebook ainda é a mais utilizada pelas pessoas. São 2,2 bilhões de usuários ativos todos os meses, sendo 127 milhões só no Brasil.

Aqui, a grande vantagem é a possibilidade de alcançar pessoas que não estão na sua lista de contatos. Para divulgar a sua loja e os seus produtos, conecte-se com o seu público por meio de interesses em comum. Mas como fazer isso?

É o que você vai ver agora!

Página comercial

O primeiro passo é criar uma página para a sua loja se ainda não tiver uma. Isso porque é preciso se posicionar de forma mais profissional diante do público e desfrutar das vantagens oferecidas em comparação a um perfil comum no Facebook. Veja algumas:

  • Conexões ilimitadas, já que um perfil pessoal só pode ter 5 mil amigos;
  • Informações estratégicas, como telefone, resumo e história da sua loja;
  • Avaliações de usuários, que podem aumentar a sua credibilidade;
  • Calls-To-Action, que são botões que incentivam os usuários a realizarem ações nas suas postagens/anúncios;
  • Análise de dados sobre os visitantes, como gênero, idade, localização etc;
  • Análise de dados sobre a página, como alcance e posts mais repercutidos;
  • Anúncios, que vamos explicar mais à frente.

Criando uma fan page

Criar uma página para a sua loja no Facebook é bem fácil. Para isso, você precisa acessar o Facebook e escolher se a fan page será para um negócio/marca ou comunidade/figura pública. Após escolher negócio/marca, é preciso adicionar uma categoria para o seu negócio.

Como divulgar loja virtual no Facebook

A partir dessas definições, o Facebook abrirá um tutorial para finalizar a criação da página. É importante seguir as dicas para adicionar fotos de perfil e de capa, e também preencher espaços como a história da loja, quando ela foi fundada, o endereço do site e outras informações básicas.

Criando e gerenciando anúncios

O Facebook Ads é uma ferramenta muito utilizada por pessoas que querem acelerar o crescimento da audiência e dos resultados das publicações na rede social. Basicamente ela consiste no aumento da visibilidade em troca de dinheiro pago à própria plataforma.

Ela é amplamente utilizada por quem faz marketing pela internet, já que o algoritmo do Facebook vem limitando o alcance orgânico das publicações ao longo do tempo. Hoje, os posts da sua página são mostrados para menos de 10% do total de seguidores.

Há vários tipos de campanhas que podem ser feitas. Conheça algumas das opções de objetivos de campanha:

  • Impulsionamento de publicações;
  • Promover a fan page;
  • Promover acesso ao site da loja;
  • Aumento de conversões no site;
  • Obtenção de instalações para um aplicativo mobile;
  • Aumento de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamento e cliques) em publicações;
  • Alcance de pessoas perto da empresa ou de locais pré-estabelecidos;
  • Aumento da participação em eventos;
  • Obtenção de produtos em oferta;
  • Obtenção de visualizações de vídeo.

Ao criar e gerenciar os anúncios, você deve criar perfis de público-alvo. Assim, com informações geográficas e demográficas é possível direcionar as campanhas para um determinado público, definindo idade, local, interesses e outras coisas em comum.

Dicas

Use textos curtos, objetivos e instigantes para que o seu público seja mais atraído a clicar no link e acesse a sua loja online. Afinal, é esse o seu foco principal, não é mesmo? Não se esqueça, no entanto, de gerar engajamento. Quanto mais pessoas interagirem com a sua loja no Facebook, maior a chance das publicações alcançarem outras pessoas.

Dê valor às imagens: elas são os principais atrativos para um possível comprador. Apresente os produtos, capriche no apelo visual, seja notado e desperte desejo. E analise sempre suas métricas para tomar decisões, aprimorar o público-alvo e focar nas pessoas que realmente importam para o seu negócio.

Se você perceber que um público específico é quem mais compra na sua loja, tente direcionar novas ofertas e anúncios para este público!

E por último, mas não menos importante: não deixe de compartilhar em seu perfil pessoal as publicações da página! Assim, você aumenta as chances de algum conhecido se interessar por eles ou divulgá-los.

Instagram

No mundo todo, o Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos mensalmente. O Brasil é o segundo país com mais presente na plataforma, perdendo apenas para os Estados Unidos. Sendo assim, porque não divulgar a loja também nessa rede social que tem se tornado nos últimos tempos a mais popular para o público jovem.

Enquanto o WhatsApp se caracteriza pelo imediatismo e o Facebook pela quantidade de ferramentas para anunciar, o Instagram é uma plataforma para compartilhamento de imagens. Por isso, explore todo o potencial visual do seu produto e da sua loja!

Perfis comerciais nessa plataforma devem ter vinculação obrigatória com o Facebook. Isso porque as duas redes são “irmãs”, tendo um mesmo dono, mas o Facebook é referência por ser a maior e mais importante de todas.

Loja

Outra grande vantagem é a possibilidade de ter uma loja na própria rede social. Nas próprias publicações é possível adicionar etiquetas com descrições e preços, que levam o usuário a uma página com mais informações e um link para a loja virtual. Tudo isso sem sair do app.

Para isso, no entanto, é preciso ter o número de registro estadual cadastrado no Facebook. Se for o seu caso, basta ter a versão atualizada do aplicativo, um perfil comercial (assim como no Facebook) e uma fanpage no Facebook vinculada a esse perfil.

O próximo passo é configurar um catálogo no Gerenciador de Negócios do Facebook ou configurar Loja, incluindo os seus produtos, também no Facebook. A partir daí, é só anunciar seus produtos e vender pelo Instagram.

Com o Instagram Shop, o visitante pode comprar seus produtos sem sair do aplicativo. Isso torna a venda mais fácil e rápida.

Anúncios

Assim como o Facebook, o Instagram também permite que publicações sejam impulsionadas, mediante pagamento, em troca de alcance, visibilidade e conversão. Esses anúncios podem ser configurados dentro da própria plataforma e também pelo Facebook.

Esses anúncios vão aparecer no feed dos usuários com o perfil selecionado por você. Assim como no Facebook, é possível definir o público por gênero, idade, localização (de trabalho, de moradia e de percurso), sistema e aparelho utilizados, interesses e etc.

Outra forma de anunciar consiste em divulgar o conteúdo nos stories. Entre uma e outra histórias de perfis que o seu público segue, eles verão a sua campanha como se fosse uma delas. É possível adicionar até três stories seguidos por campanha.

Stories

Por falar em stories, esse é o grande segredo de quem quer alcançar mais pessoas e vender mais. Se você se pergunta “como divulgar a minha loja virtual?”, então inclua os stories na sua estratégia de marketing.

Como divulgar minha loja virtual nos Stories do Instagram?

O WhatsApp e o Facebook também contam com essa função, mas enquanto no primeiro ela só pode ser visualizada por quem tem o seu número de telefone salvo na agenda, no segundo ainda é pouco utilizada. 

Já no Instagram, os stories têm maiores chances de visualização do que uma publicação na linha do tempo. Por isso, use-os tanto para divulgar conteúdos quanto para compartilhar posts do seu próprio perfil comercial.

Lembre-se de que eles ficam disponíveis por apenas 24 horas após a publicação. Se necessário, no entanto, é possível arquivá-los e colocá-los em destaque no perfil. Você pode fazer isso com ofertas temporárias ou dicas de uso de alguns dos produtos que você vende.

Dicas

Tenha uma regularidade entre as publicações. Publicando um conteúdo por cada semana, por exemplo, menos pessoas serão alcançadas e a chance de elas comprarem é menor.

Com mais publicações você consegue ser visto e lembrado, mas é preciso ter uma boa estratégia para não cometer exageros e causar o efeito oposto.

Não subestime o poder da interação. Responda dúvidas, dê informações, converse com o seu público. Estimule-os a compartilhar suas publicações com outras pessoas, mas produza conteúdos que serão merecedores desse esforço!

Por último, mas não menos importante, deixe claras as informações necessárias. Adicione o link da sua loja online na bio e seja claro em relação à política de pagamento.

Você já começou a sua estratégia de divulgação nas redes sociais? Como tem sido o seu trabalho. Compartilhe com a gente as suas experiências nos comentários!