Como começar a trabalhar com Dropshipping?

O dropshipping é uma ótima forma para conquistar renda, mas exige esforços e investimentos. Confira tudo que você precisa saber para montar a sua loja e começar o seu negócio!

Muitas pessoas procuram por novos modelos de negócio, seja pela vontade de empreender, para estudo de mercado ou por necessidade financeira. E assim, acabam descobrindo o dropshipping.

O dropshipping é um modelo de negócio que permite vender produtos sem manter estoque. O vendedor é responsável por intermediar a entrega do produto diretamente do fornecedor ao consumidor final. E claro, por toda a estratégia de marketing que vai gerar as vendas de sua loja.

O dropshipping muda a dinâmica logística de uma loja online, permitindo que empreendedores consigam iniciar seus negócios sem um grande capital inicial. Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o dropshipping, criamos um post bem legal com a apresentação e definição da prática: O que é o dropshipping?

O nosso foco aqui hoje é para quem já está considerando trabalhar com drop e está procurando mais informações. Então vamos por as mãos na massa e ver como começar a trabalhar com dropshipping?

Começando com o dropshipping!

Antes de começar qualquer negócio, e com o dropshipping não seria diferente, é essencial que você se prepare. Estude a área de atuação, os públicos alvos, o investimento inicial e o capital de giro… Enfim, nunca entre em uma nova empreitada sem fazer o melhor planejamento possível.

Trabalhar com dropshipping envolve uma série de escolhas e etapas, e vamos te ajudar a entender cada engrenagem deste processo. Vamos lá!

O que vender?

Uma das primeiras (e principais) escolhas ao pensar em estruturar um negócio é saber em qual segmento você deseja atuar.

Geralmente, pessoas têm vontade em empreender em algum ramo de domínio, como um hobby ou um hábito de consumo. A ideia é transformar uma paixão em uma forma de ganhar dinheiro.

E não há nada errado nisso!

É muito mais fácil conseguir êxito em várias etapas em seu negócio se você gosta e entende daquele universo. Sem contar que delimitar nichos específicos aproxima você de um grupo de consumidores.

Vender camisetas com estampas genéricas vai te colocar em uma competição contra grandes lojas de departamento. Agora, se você focar sua loja online em nichos como camisetas de bandas de rock, você limite a sua atuação, define um público muito específico e orienta os canais de comunicação que suas estratégias de marketing deverão seguir.

Por outro lado, você pode definir um tema muito específico, que tenha baixa demanda de mercado, o que pode tornar seu empreendimento insustentável.

Ou seja, definir o tipo de produto que você pretende vender não é uma escolha trivial e deve ser feita após muito estudo e planejamento.

Encontre bons fornecedores

Um dos pontos essenciais no desenvolvimento de uma loja de dropshipping é conseguir fornecedores de confiança. Por isso, toda pesquisa é importante. Afinal, no dropshipping o fornecedor também é responsável pelo envio da compra. 

Ou seja, não basta que o produto seja bom, mas os serviços de embalagem e despacho sejam eficientes.

A notícia boa é que existem vários fornecedores de uma infinidade de produtos já vinculados a sistemas onlines, que facilitam e agilizam todo o processo de compra e comunicação. 

A notícia ruim é que a maior parte deles não está no Brasil – a maioria dos fornecedores de dropshipping é chinesa

Se você utilizar uma plataforma como o Oberlo, que integra fornecedores próprios e do AliExpress às lojas da plataforma Shopify, você poderá adicionar produtos de forma automatizada à sua loja inicial.

E por falar nela…

Monte a sua loja!

Achou que não íamos chegar nunca nessa parte? Chegou a tão aguardada hora!

Criar a sua loja é um dos processos iniciais mais importantes para começar o seu negócio online, mas não é o primeiro. Afinal, antes de abrir uma loja, você tem que saber o que vender, não é mesmo?

E esse processo pode não ser tão simples. Você tem conhecimentos de programação ou webdesign? Sabe quanto custa contratar um profissional para criar uma loja para você? Tudo isso deve ser levado em conta!

Uma alternativa também é usar uma plataformas que facilitam a criação de lojas customizadas, como o Shopify e o Loja Integrada, que também acarretam em custos.

E não é só criar a loja

Tudo que você precisa saber para começar com dropshipping

Você também vai precisar de uma logomarca, de um banner para o topo da loja e promoções e de imagens dos produtos (você pode utilizar as mesmas utilizadas pelo fornecedor). 

Apesar de ser uma boa oportunidade para começar a se aventurar em softwares de edição de imagem, o impacto visual do seu site é determinante para criar desejo e transmitir credibilidade ao visitante. Então procure o ajuda de um bom designer para não perder possíveis vendas por causa de um visual pouco atraente.

Domínio e hospedagem

Outro ponto de atenção que você deve se atentar. Sua loja online precisa um domínio e de um servidor no qual será hospedada na internet. Embora esses custos sejam baixos, eles têm que estar na sua planilha de controle. 

Como falamos lá em cima, o planejamento deve prever tudo isso. Até porque, o nome que você pensou para sua loja será o endereço do site, então você deve conferir se o domínio está disponível.

Se você não tem muita experiência com esse assunto, basta checar se o endereço que você deseja utilizar está disponível pesquisando em sites como Registro.br, GoDaddy Brasil e Locaweb.

Ok, e como vou começar a vender?

Essa é a pergunta de 1 milhão de reais.

Além de definir um nicho de atuação, montar uma loja bonita e com produtos interessantes, você precisa gerar tráfego para o seu site

Afinal, as pessoas ainda não o conhecem e, na infinidade de conteúdo que existe na internet, não há porque elas interromperem seus acessos diários a redes sociais para digitar especificamente o endereço do seu site.

Você precisa divulgar a sua loja!

Parece básico, não é mesmo? Mas como fazer isso? São muitas opções e, trabalhando sozinho, definir as estratégias que você terá condição de manter pode ser um pouco assustador.

Então vamos listar algumas das principais ações de marketing que você pode desenvolver para levar clientes em potencial para a sua loja de dropshipping:

  • Criar páginas em redes sociais;
  • Fazer anúncios para direcionar usuários ao seu site;
  • Criar conteúdos relevantes (redes sociais, vídeos ou blogs) para seus clientes;
  • Participar de grupos sobre assuntos relacionados aos seus clientes;
  • Consolidar uma base de contatos de e-mail e telefone.

Embora algumas dessas estratégias PAREÇAM simples, elas tomam tempo e exigem dedicação. Atualmente, para marcas terem um alcance (isso é, aparecer para mais usuários) relevante é inevitável realizar anúncios em diferentes plataformas como Google, Facebook ou Instagram. Ou seja, mais um custo que você deve prever em seu orçamento.

Não é simples gerar suas primeiras vendas, mas com boas ações de marketing, seus primeiros clientes surgirão!

Reforçamos mais uma vez: é essencial se planejar e ter calma, já que o mundo digital está em constante mudança e você deve ter capacidade para se adaptar às novas realidades e seus desafios.

Nossa, acho que é muita coisa! Devo desistir?

NÃO! Se você chegou até aqui, saiba que o país precisa de pessoas que, como você, querem investir e empreender. 

Se o dropshipping exige muitos conhecimentos que você ainda não tem, temos uma opção que pode ajudar perfeitamente nos seus primeiros passos para conquistar uma renda extra e dar forma aos seus desejos de empreendedor.

A Loja Dropshipping trabalha com um modelo de dropshipping nacional com um diferencial: nós te acompanhamos da criação da sua loja à sua primeira venda! 

Com a nossa ferramenta, você pode escolher nossos templates customizados para criar uma loja linda e escolher os tipos de produtos dentro de nosso catálogo que deseja vender

Tudo simples e intuitivo para que você não perca tempo com desenvolvimento de site ou procura por fornecedores. Você ainda conta com um Curso completo de Marketing e Vendas que te ajudará a criar estratégias vencedoras para sua loja.

Curso de Marketing e Vendas para Dropshipping

A Loja Dropshipping conta com mais de 4.500 produtos de fornecedores brasileiros, com alta qualidade e preços competitivos. Nada de esperar mais de um mês para que uma pequena compra chegue da China.

Que tal começar a sua loja com a parceria de quem entende do assunto e pode te ajudar a conquistar a renda extra que você tanto precisa?

É o modelo de negócio mais fácil para quem está começando a vender pela internet. Venha conhecer mais sobre nosso jeito de fazer dropshipping!