Porque 2020 é o ano do dropshipping nacional

Seja pelas dificuldades da economia em gerar emprego ou pela ansiedade da grande parte da população em começar a empreender, a internet é cada dia mais o destino de brasileiros que desejam viver do seu próprio negócio ou gerar uma nova fonte de renda extra.

Estratégias de marketing digital saíram de grandes empresas e se tornaram acessíveis aos cidadãos comum, que começaram a empreender monetizando materiais ricos, criando os mais diversos cursos online, vendendo produtos de fabricação própria, mercado de afiliados ou o nosso querido dropshipping.

E entre tantas opções, acreditamos que o dropshipping nacional, em especial, tem tudo para se destacar em 2020. Ainda duvida? Então confira nossa análise!

Desafios do Dropshipping Internacional

O dropshipping apareceu nos últimos três anos, principalmente, como um novo modelo de e-commerce. A grande vantagem foi permitir novos empreendedores sem grandes aportes de capital para a compra dos produtos, isto é, a montagem de estoque.

Grande parte dos empreendedores ainda hoje revendem produtos de fornecedores chineses, geralmente de baixo custo. Mas apesar do preço e da grande variedade de produtos, vários desafios cercam o modelo de negócio.

O ano do Dropshipping Nacional

Demoras, extravios, taxações

Um problema muito grave para quem realiza dropshipping da China aqui no Brasil é a complexidade do processo logístico. Os produtos saem do país asiático geralmente de navio, o que já implica em um prazo maior de entrega.

Além disso, a política alfandegária brasileira é pouco atrativa para quem trabalha na importação de produtos. Mesmo itens baratos podem ficar retido para análise por muito tempo na estrutura da Receita Federal, e ainda assim correm o risco de serem taxados nos âmbitos federais e estaduais. 

E a definição se essas taxas são de responsabilidades do lojista ou do comprador final ainda podem gerar problemas de comunicação. Tudo isso torna o processo de entrega potencialmente mais oneroso e lento. 

Perda de lucro

Alguns dos fatores que citamos podem levar a um impacto muito relevante ao empreendedor de dropshipping internacional, que é a perda de lucro.

Os longos prazos ou problemas com produtos taxados pela Receita podem gerar insatisfação no consumidor, que pode solicitar o cancelamento da compra com o item ainda em trânsito. Problemas de trocas ou devoluções, que tornam todos os processos ainda mais longos, podem fazer com que o consumidor desista da compra.

Falta de confiabilidade

Uma das grandes dificuldades para o operar do dropshipping internacional é a imprevisibilidade do modelo. Ao mesmo tempo que a entrega pode ser rápida (que seria em torno de 15 dias), as vezes em que há demora no transporte e ainda risco dos produtos serem retidos pela Receita dificultam que você tenha maior controle nas suas operações.

Isso pode gerar problemas na comunicação com clientes que tenham problemas na primeira compra que faz com você.

Dificuldades na fidelização de clientes

Dando sequência ao último argumento, os problemas comuns do drop internacional dificultam a fidelização de clientes. 

Imagina só: alguém vai fazer a primeira compra e a entrega é demorada e o produto ainda é taxado. Por mais que o cliente estivesse informado dos riscos, uma experiência ruim vai ser determinante para que ele não compre do seu site novamente. E, infelizmente, os riscos de retenção e taxas estão fora do controle dos empreendedores.

Fator China

A grande realidade é que o dropshipping internacional está diretamente ligado ao comércio e logística chineses. Qualquer mudança ou notícias da superpotência influenciam economias de todo o mundo, e podem impactar atividades específicas como o dropshipping internacional.

Recentemente, a China esteve envolvida em duas crises importantes. Desde 2019, o país está em guerra comercial com os Estados Unidos, que provocou alteração em preços de commodities e taxações de produtos importados do gigante asiático.

E desde o começo de 2020 estamos vivendo a crise do novo coronavírus, que pode gerar uma grande epidemia mundial. Além do risco de saúde pública, o imaginário popular cria um receio de adquirir produtos chineses, o que também impacta na atratividade do drop internacional.

Potencial do drop nacional

E nesse cenário cheio de riscos, o dropshipping nacional mantém os pontos positivos de um modelo tão promissor, sem a preocupação com todos os problemas que listamos.

Com a crescente preocupação com a situação da China e o coronavírus, muitos consumidores devem diminuir a importação de produtos provenientes do país. Assim, o modelo de Dropshipping Nacional tem um cenário ainda mais favorável.

O e-commerce segue apresentando crescimento, mesmo após anos de crise econômica no país. A última pesquisa Webshoppers, da e-bit/Nielsen, previu um aumento de 12% do mercado de e-commerce em 2019, com projeções ainda maiores para 2020.

Baixo investimento inicial

Criar uma loja online exige conhecimentos avançados em áreas como web design, programação e marketing, certo? Errado!

Existem soluções no mercado que oferecem lojas online de fácil customização. Você escolhe o nome, muda as cores e pronto! Sua loja está pronta em poucos minutos.

E no modelo do dropshipping, você não adquire os produtos para revender. O seu papel é criar uma base de contatos e conseguir realizar vendas para esse público. Ou seja, você não precisa investir em um grande estoque com vários tipos de produtos. 

Para você ter ideia, no sistema da Loja Dropshipping você seleciona os produtos que pretende disponibilizar na sua loja e já visualiza quanto receberá em cada venda, sem precisar não gastar dinheiro com estoque e ter que organizar um espaço de armazenagem.

Como encontrar fornecedores

Uma coisa que você pode estar se perguntando é: “Ok, mas como vou achar fornecedores para revender os produtos em meu site?”.

Sim, não é algo simples. Você precisa ativar vários contatos comerciais com diferentes empresas para ter um amplo leque de opções para seus clientes. Você também deve se certificar que as parceiras têm condições de realizar a separação, embalagem e enviar os pedidos em um prazo rápido.

Essa é uma das vantagens de investir no dropshipping nacional da Loja Dropshipping. Temos centenas de fornecedores parceiros em nossa plataforma e já são mais de 6 mil itens em nosso catálogo de diferentes categorias. Tudo com nota fiscal e garantia!

O mundo é mobile

Quando você pensa em trabalhar com internet, você já se deu conta de que a revolução mobile já está concretizada? Se há alguns anos a dúvida era com pessoas receosas em simplesmente comprar online, com o tempo a luta passou a ser vencer o medo em comprar pelo celular. Isso já acabou.

Uma pesquisa da ABComm de 2018 mostrou que as compras via smartphones e tablets bateram pela primeira vez as aquisições feitas via desktop. Na ocasião, 53,8% das compras foram realizadas em dispositivos mobile. Ou seja, não basta ter um site. Ele deve ser otimizado para o acesso móvel. 

E não custa dizer, a sua loja na Loja Dropshipping foi criada para funcionar perfeitamente em smartphones. Aproveite para fazer um teste grátis de 7 dias e conheça nossa plataforma e estratégia!

Conheça os produtos mais vendidos

É claro que todo mundo que gostaria de trabalhar com comércio, preferiria atuar em uma tema de interesse. Assim é mais fácil se informar, você une hobby com atuação e o trabalho se torna mais prazeroso. 

Mas também é importante conhecer os tipos de produtos que mais geram vendas. É um exemplo que a gente costuma brincar: dificilmente alguém trocará de telefone mais de uma vez por ano, mas peças de roupa você provavelmente compra mais de uma vez por ano.

O relatório e-Bit/Nielsen apontou as categorias que mais cresceram em compras em aparelhos mobile. Os produtos de Perfumaria, Cosméticos e Saúde cresceram 112%, itens de Moda e Acessórios, 59%; artigos de Esporte e lazer, 40%; e produtos de Casa e Decoração, 38%.

O Mercado Livre também revelou as buscas mais populares em sua plataforma. É um ótimo termômetro de mercado para entender os produtos com maior demanda e definir as suas estratégias.

Dropshipping Nacional - rodutos mais buscados no Mercado Livre

Várias categorias em alta no mercado de e-commerce podem ser exploradas no dropshipping nacional. Agora só falta você montar sua loja, conhecer a nossa estratégia e começar a conquistar a renda que você deseja em um dos modelos de negócio mais promissores da internet.

Venha conhecer nossos planos e aproveite nosso teste gratuito de 7 dias. Esperamos por você!

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado ao público